domingo, 4 de outubro de 2009

Eu já vi este filme antes!

* Lucimara Salvador
Se um dia você decidir ir ao cinema e perceber que em cartaz estão filmes como “FOOTLOOSE”, “DIRTY DANCING”, “O CORVO” ou “ROBOCOP”, calma, você não teve um Déjà vu!

Nos próximos 2 anos acontecerá uma avalanche de remakes “Hollywoodianos” no mercado cinematográfico. Longas clássicos poderão volta à tona com pinceladas desesperadas de modernidade, a fim de atrair um público que desconhece as obras.

Um exemplo desta tentativa, é o retorno de “Footloose”. O filme de 84, com Kevin Bacon na pele do estudante Ren McCormick, voltará às telonas com o galã teen Zac Efron no papel principal.

Outro filme, mas que já está disponível, é o terror “Hallooween”. A Película de 1978, fez com que muitas pessoas ficassem de “cabelos em pé” com a história do garoto problemático. Já a recente obra, deixou muito amantes do original descontentes com esta nova versão. O “tira aqui e põe a li” desfigurou aquele que é considerado um grande clássico do terror.

Também existem aqueles que são remakes, mas poucas pessoas sabem, este o caso de “Onze homens e um segredo”. A reprodução de 2001, composta por grandes galãs, como Brad Pitt, Matt Damon, George Clooney e Andy Garcia, foi baseada no clássico do mesmo titulo de 1960. O original foi estrelado pelos músicos/atores Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. Outras refilmagens que compõem a lista do “Eu não sabia” estão “A Família da Noiva” de 2005 e “Cidade dos Anjos” de 1998.



Versão original de "Onze homens e um segredo", com Frank Sinatra (à dir. de braços cruzados), no papel do vigarista Danny Ocean.







Refilmagem de 2001 com George Cloney como protagonista.


Esta fase de copiar o que já fez sucesso, inspira-nos como uma falta de originalidade por parte daqueles que dominam o cinema comercial. Críticos, amantes do cinema, cinéfilos ou meros espectadores expõem seus aborrecimentos com estas releituras e se perguntam: Seria a crise econômica? Seria a perpetuação dos resultados da greve dos roteiristas no ano passado? O que é afinal?

Segundo o site especializado em cinema Cine pop, essas reproduções cinematográficas são apenas uma via mais simples para atingir os lucros. “Mas independente de serem bons filmes ou não, os remakes quase sempre atingem o objetivo de quem os idealiza: ganhar dinheiro”, completa.

Saber o que há de fato será difícil, mas um ponto é indiscutível, que as refilmagens ficam com gosto de requentadas, pois muitos diretores podem copiar uma obra, mas nunca reproduzirão a magia das mesmas.


Próximos requentados. Ôpa! Digo, próximos remakes.

FOOTLOOSE - Ritmo louco – 1984;
A HORA DO PESADELO – 1984;
A BOLHA ASSASSINA – 1958;
POLTERGEIST – 1982;
O MÁGICO DE OZ – 1939;
DIRTY DANCING - Ritmo quente 1987;
O CORVO – 1994;
ROBOCOP – O policial do futuro - 1987;
PORKIS – 1982;
OS GOONIES – 1985;
CONAN, O BARBÁRO – 1982.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, que bacana! A bolha assassina de novo?
Acho que esse vai ficar legal, e o Conan então?
Nessa lista só faltou e Carrie, a Estranha.
Ta bom que a última versão ficou boa e tal. Mas acho que faltou um pouco de interpretação.