domingo, 23 de maio de 2010

A banda mais rock n’ roll do Brasil

Por Daniele Sampaio

Ontem eu estava assistindo a um show dos Titãs... Passei quase o show todo discutindo com um amigo sobre as fases pop e rock dos Titãs. E cheguei à uma conclusão (bem analisada, nada precipitada):Titãs é a banda mais rock n’roll do Brasil.

Caramba, há 12 anos eu os via pela primeira vez, em nosso debut: eles comerando 15 anos, eu também.
Na ocasião, lembro que (sem querer entrar tanto em questões pessoais, mas para que vocês entendam o contexto) tomei meu primeiro porre. De uísque.
E claro que não me lembro de muita coisa desse show, que também foi o meu primeiro. Só lembro de algumas coisas porque minhas amigas me contaram. E também me lembro de não conhecer muito a banda. Naquela época eles tinham lançado aquele cd acústico... que tocou muito, e basicamente o que eu conhecia eram os hits que tocavam nas rádios, como Os cegos do castelo.
Mas aí, depois do show, fui conhecer o Titãs e... percebi que já os conhecia! Todas aquelas músicas tinham me acompanhado por anos, (sim porque enquanto eu nascia, nascia também a banda).

Em quase 3 décadas de carreira entrou Charles Gavin, saiu Arnaldo Antunes, saiu Nando Reis, faleceu Marcelo Frommer e, mais recentemente, Charles Gavin deixou a banda. Vieram letras políticas, sons pesados, letras mais românticas e uma identificação com o pop.

Discos antológicos como Cabeça dinossauro, Õ Blésq Blom e Titanomaquia são apenas exemplos do que significa o Titãs para o rock brasileiro. Confira a discografia completa:

Álbuns
1984 - Titãs
1985 - Televisão
1986 - Cabeça Dinossauro
1987 - Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas
1988 - Go Back (ao vivo)
1989 - Õ Blésq Blom
1991 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora
1993 - Titanomaquia
1995 - Domingo
1997 - Acústico MTV Titãs (ao vivo)
1998 - Volume Dois
1999 - As Dez Mais
1999 - Sempre Livre Mix - Titãs e Paralamas Juntos ao Vivo
2001 - A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana
2003 - Como Estão Vocês?
2005 - MTV ao vivo Titãs
2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
2009 - Sacos Plásticos

Difícil eleger apenas um vídeo dessa banda, que sintetize o que são os Titãs. Por isso, decidi eleger dois, para encerrar essa questão; Titãs é rock ou é pop?
Os dois vídeos são do mais recente trabalho, Sacos Plásticos. Veja e tire suas próprias conclusões:






Se você acha que não conhece Titãs, dê uma olhada na (longa) lista de hits, em ordem cronológica:

Sonífera Ilha
Marvin
Go Back
Querem Meu Sangue
Toda cor
Televisão
Insensível
Pra Dizer Adeus
Não Vou Me Adaptar
Cabeça Dinossauro
AA UU
Igreja
Polícia
Porrada
Bichos Escrotos
Família
Homem Primata
O quê
Comida
Diversão
Desoredem
Miséria
Flores
O Pulso
32 Dentes
Saia de mim
Será Que é Isso Que Eu Necessito?
Nem Sempre Se Pode Ser Deus
Hereditário
Eu não agüento
Domingo
Eu não vou dizer nada (Além do que estou dizendo)
Os Cegos Do Castelo
Nem 5 Minutos Guardados
Amanhã não se sabe
Insensível
É preciso saber viver
Aluga-se
A Melhor Banda De Todos Os Tempos
O Mundo É Bão Sebastião
Epitáfio
Enquanto houver sol
Provas de amor
Vossa excelência
Antes de você
Porque sei que é amor

Será que esqueci de algum?

Um comentário:

SaMPa disse...

Por falar em 15 anos,nessa idade tb curtia o som deles.Não lembro se conheci antes.Eles usavam roupas coloridas,pois estávamos na época do movimento New Wave,e aram conhecidos como Titãs do Iê-Iê-Iê.meu irmão conta que tem uma amiga que morou em SP.Ela tinha uns vizinhos que atormentavam a vizinhança.Eram os Titãs ensaiaindo na garagem.