sexta-feira, 18 de junho de 2010

#calabocagalvão!

Por Daniele Sampaio O que é "Cala boca Galvão"? Você está por dentro do maior movimento da internet brasileira?
O Brasil é o segundo país de usuários do Twitter, ficando atrás apenas dos americanos. E talvez essa mania, de twittar, unida à empolgação que toma conta do país durante a copa, tenham dado vida a algo maior... o #calabocagalvão.

O assunto foi tão repercutido, que foi parar em jornais internacionais de peso, como New York Times e El País.

O jornalista Robert Mackey, do NY times, publicou esta semana no jornal americano que os pronunciamentos de Galvão Bueno são tão chatos que, por isso, os torcedores brasileiros levaram a frase "Cala a Boca Galvão" à primeira posição do Trending Topics, que é o ranking dos assuntos mais comentados no Twitter.

Tudo começou...

... Segundo o jornal espanhol El País, durante a abertura da Copa, quando, diante dos comentários do locutor tagarela, os brasileiros correram para o twitter. Eles não deixaram barato (kkk) e twitaram: cala boca Galvão! Após algumas horas, a hashtag já estava no topo do Trending Topics.



No YouTube já existem vários vídeos sobre o assunto, desde gafes de Galvão Bueno até músicas criadas especialmente para a ocasião. Até Hitler entrou na história. E a nova música de Lady Gaga? Mas certamente a mais famosa é a “Save the Galvão birds”, que diz que, para cada tweet sobre o “cala boca Galvão” 10 centavos de reais são revertidos para a instituição que protege as aves que são mortas durante o carnaval para se tranformar em fantasias.



A defesa

Galvão se defendeu - com ajuda da Globo, que levou a conversa para o lado mais superficial do movimento - dizendo que todo locutor fala muito e que ele fala bastante por natureza. Inclusive citou que o apelido de papagaio fora dado por Ayrton Senna. E desconversou, alegando que já aderiu à campanha para salavar o pássaro.
O portal GloboEsporte.com publicou, na última segunda-feira (14), o "Fala, Galvão", um vídeo interativo em que uma imagem de Galvão Bueno, aparece cercada de balões com frases de suas narrações de jogos. Ao clicar em um deles, o internauta escuta Galvão narrando.

E lá vamos nó-ós!

Bem humorados como são os brasileiros, a história virou uma grande piada interna, e novos mitos foram surgindo acerca do tweet, que acabou se transformando em um movimento. É sério! Espere só até o próximo jogo do Brasil (no domingo) e verá com seus próprios olhos o “cala boca Galvão” virar flash mob.

De acordo com o Advertising Age, outro veículo internacional a publicar a história, haverá um flash mob no próximo dia 20, às 18 horas, quando as pessoas deverão gritar “Cala Boca, Galvão” e agitar os braços, imitando o “pássaro Galvão”.

E já tem gente dizendo que o “Cala boca Galvão” é o mehor dessa copa.
Será que isso tudo não é só uma maneira de dizer que nós brasileiros estamos cansados das figurinhas globais, que insistem em dominar a TV com seus contratos vitalícios?

Um comentário:

@sampatrocinio disse...

CALA BOCA GALVÃO!!!!!
O pior de tudo,foi a tentativa do nosso célebre falador tentar pronunciar os nomes coreanos,durante a escalação.Mal deu tempo de dizer uns 4 nomes.Se embananou todo e desistiu,pois o jogo já ia começar.
Vou mandar um nome chinês,que costumamos lembrar sempre nessas ocasiões:Koo Xai Xang.Desculpa,não resisti,rs.