sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A grande estreia de hoje

"Um mergulho na psicose de uma bailarina"

Mesmo antes de assistir o tão falado Black Swan (Cisne Negro), já o sinto como um(...), retrato da paranóia na busca da perfeição.

Das várias críticas, a comparação com o trabalho anterior de Darren Aronofsky (O Lutador, 2008), foi unânime. Não era para menos, já que o diretor as classificou como complementares, sendo que ambas tratam de artistas que perderam a noção dos limites.

Para os leigos em relação a história de Black Swan, e que pensam encontrar um história de simples conquistas e ver um lindo espetáculo, melhor rever os conceitos antes de ir ao cinema. O roteirista Mark Heyman explica que "o filme é uma metáfora para o processo destrutivo da arte".

Black Swan que estreia hoje, mostra a cobiçada oportunidade de Nina (Natalie Portman) em ser a estrela da montagem de "O Lago dos Cisnes" de Tchaikovski. O filme traz um trilher psicológico trazendo uma lado negativo, ou mais apurado, do balé. "Muitos bailarinos ficaram aliviados por se tratar, finalmente, de um filme sobre a arte do balé, e não do balé apenas como cenário para uma romance" , afirmou para a Folha,  Aronofsky.

Um comentário:

Danilo Vicente disse...

Preciso logo ver. Não li qualquer critica contra. Todo mundo gosta!