sexta-feira, 2 de abril de 2010

Francisco, nome de todos os santos

Por Daniele Sampaio


Hoje é sexta-feira santa e dia de São Francisco de Paula. O santo que nasceu de família humilde e religiosa, padeceu de uma enfermidade nos olhos quando ainda era criança. Sua família recorreu, então, ao seu santo padroeiro, aquele a quem os pais de São Francisco de Paula quiseram homenagear ao dar-lhe o nome: São Francisco de Assis. São Francisco de Paula conseguiu a cura, iniciando uma vida religiosa aos treze anos de idade. A história conta que ele viveu por cinco anos alimentando-se somente de água e ervas, dormindo no chão, tendo uma pedra como travesseiro. Foi nesta época em que começou a curar e profetizar, tendo fundado vários mosteiros, com muitos seguidores. Ele morreu no dia 02 de abril de 1507, na França, aos 91 anos.

Há exatamente 100 anos atrás, no dia 02 de abril de 1910, nascia em Pedro Leopoldo – MG, um menino chamado Francisco de Paula Cândido, batizado em homenagem ao santo francês. No entanto, Francisco de Paula Cândido passou a se chamar, a partir de 1966, Francisco Cândido Xavier, tendo mudado oficilamente de nome ao romper com o catolicismo. Chico Xavier, como viria ser conhecido em todo o Brasil, tornou-se o médium mais famoso do país e importante figura a divulgar e desmistificar o espiritismo.


Hoje também estréia a cinebiografia de Chico, inspirada na biografia de Marcel Souto Maior, As Vidas de Chico Xavier.
Chico usava óculos escuros para esconder uma catarata incurável, o que nos lembra a enfermidade que levou São Francisco de Paula a recorrer a São Francisco de Assis, - o santo que seguiu à risca os preceitos de Jesus Cristo - o que o levou a trilhar um caminho de fé e inspiração.

A caridade, a humildade, as privações e a luz que refletiram no mundo – e que continuam faiscando após suas mortes – interligam esses três homens chamados Francisco.

Seja você espírita, evangélico, agnóstico ou ateu, não deixe de conhecer Chico Xavier, esta figura humana que viveu uma vida de caridade, levando palavras de amor ao próximo, fé, resignação e paz, por onde quer que passasse.



"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." - Chico Xavier

Nenhum comentário: